(19) 3255-1850 | (19) 996181212
campinas@alubrat.org.br

Blog

OS ESTADOS DE CONSCIÊNCIA E A PERCEPÇÃO DA REALIDADE

OS ESTADOS DE CONSCIÊNCIA E A PERCEPÇÃO DA REALIDADEO eletroencefalograma registra ondas alfa e beta do cérebro e define o estado de consciência do indivíduo.

Estado de consciência de vigília – nesse estado se obterá o registro eletroencefalográfico (EEG) do cérebro emitindo ondas beta de 14 a 26 ciclos por segundo, em média. Predominam as funções do Ego, a relação do indivíduo com o ambiente, a mente, as emoções e os cinco sentidos num mundo tridimensional. Ocorre a separação nítida entre o eu e o mundo exterior. O indivíduo está acordado, trabalhando ou planejando.

Estado de consciência de devaneio – no EEG registram-se ondas alfa de 9 a 13 ciclos por segundo. Pode-se alcançá-lo por meio do relaxamento. Esse estado de consciência traz imagens e idéias desconexas ou criativas (literárias, artísticas, científicas etc.). A atenção é difusa e há total receptividade e disponibilidade para o momento presente. Propicia a associação livre de idéias, que precisam ser anotadas imediatamente, pois tendem a desaparecer por completo no estado de consciência de vigília.

Estado de consciência de sonho – Freud foi o pioneiro nos estudos sobre sonhos. Seu trabalho sobre elaboração onírica tornou-se obra de destaque na época e suas afirmações vieram a ser confirmadas, na década de 50, pelos estudos em neurologia realizados por Kleitman e seu discípulo, Aserinsky. Com base em observações no movimento dos olhos em bebês, constatou-se o que passou a ser chamado Rapid Eyes Movement, sono REM. Verificou-se que todos sonham, em média, quatro vezes por noite.

Para Freud, todo conteúdo manifesto trazido ao consciente pelo sonhador é gerado pelo conteúdo latente, constituído por impulsos, pulsões, motivações e desejos do inconsciente autobiográfico.

A abordagem transpessoal considera o conteúdo latente e inclui, além do inconsciente individual, acontecimentos ontogenéticos, filogênicos, o inconsciente coletivo, arquetípico e a dimensão superior da consciência. Em outras palavras, abrange os processos primário, secundário e o transcendente ou terciário. O conteúdo manifesto pode ser, portanto, a expressão das pulsões de vida, de morte e de transcendência.

Estado de consciência de sono profundo – no senso comum corresponde à inconsciência total, quando um véu separa o indivíduo do mundo externo. No registro do EEG, nesse estado de consciência o cérebro emite ondas delta em média de 1 a 4 ciclos por segundo. As pesquisas nessa área sugerem que, às vezes, pode haver um nível de superconsciência durante esse estado; o ego desaparece totalmente, a consciência retorna a si mesma e o indivíduo é revitalizado.

Estado de consciência de despertar – esse estado situa-se entre a consciência individual e a consciência cósmica. É a saída do torpor, do estado de automatismo. O indivíduo desenvolve, gradualmente, um nível de reflexão, de consciência e de percepção mais ampla de sua própria existência. Equi- vale a despertar um observador de si próprio. Ocorre a percepção da essência, a desidentificação de partes, emoções, mente, papéis, corpo. Promove a expansão do campo da consciência. O indivíduo mantém a atenção sustentada e direciona, conscientemente, seus pensamentos e motivações.

Estado de consciência cós- mica ou plena consciência – as experiências são descritas como inefáveis e paradoxais; desaparece a dimensão tempo-espaço, há uma não-projeção da mente sobre os objetos, superação da dualidade, iluminação interior, vivência da vacuidade plena, vivência de amor indescritível, sentimento de viver a realidade como ela é e desaparecimento do medo da morte.

É acompanhado pelo fim do sofrimento psicológico, pelo despertar da verdadeira sabedoria, indissociável do amor, e pela capacidade ilimitada – ou limitada apenas pelo corpo físico – em aliviar o sofrimento dos outros, apro- ximando-os da alegria de viver. Essas mudanças são acompanhadas de alterações fisiológicas mensuráveis pelo EEG, mudanças circulatórias, respiratórias e eletrocutâneas, entre outras. É a ocorrência do retorno consciente ao estado de sono profundo.

Comment(1)

  1. REPLY
    Jane Amorim diz

    Gostaria de ter informações sobre o curdo de especialização em psicologia transpesoal.

Deixe seu comentário

EnglishFrançaisPortuguêsEspañol

Pin It on Pinterest

Share This