A Abordagem Integrativa Transpessoal (AIT), objeto de tese de doutorado da psicóloga, doutora em Educação pela Unicamp Vera Saldanha, postula um corpo teórico de alguns pressupostos básicos da Psicologia Transpessoal, são eles: conceito de Unidade, conceito de Vida, conceito de Ego; Estados de Consciência e Cartografia da Consciência. Este corpo teórico é que permite articular os aspectos dinâmicos, com distinta técnicas, de forma coerente com a visão antropológica e a visão de mundo na Psicologia Transpessoal. A AIT postula que a separatividade entre todos os elementos seria ilusória, existente na dimensão mais concreta, trdimensional dos sentidos, portanto na consciência de vigília na qual predomina as percepções do ego, regido pelo principio de realidade. Desta forma o conceito de Ego assume características especificas: é um Ego saudável, bem estruturado e forte, entretanto sob certas circunstancias para a abordagem transpessoal este ego pode se expandir e se diluir circunstancialmente na medida em que há uma expansão de consciência, uma percepção mais ampla da realidade, do que é a vida, além da consciência de vigília, manifestando os diferentes estados da Consciência; estes estados evidenciam distintos conteúdos os quais são classificados na Cartografia de Consciência que inclui várias dimensões que estão inconscientes como infância, vida intra-uterina, transindividual, arquetípico, cósmico, entre outros.

A AIT enfatiza a dimensão saudável do individuo,  a qualidade da experiência humana, a auto-realização, reconhecendo a importância das necessidades dos impulsos espirituais como parte natural do desenvolvimento do Ser Humano.

Todos os conteúdos trazidos pelo individuo seja individual ou em grupo dentro das técnicas promovidas são acolhidos na AIT. Neste referencial o terapeuta procura não interpretar os conteúdos dos pacientes, mas favorece um trabalho dinâmico profundo, integrando a razão, emoção, intuição e sensações (REIS) manifestando o eixo experiencial, o qual amplia sua consciência por meio do eixo evolutivo, o qual traz uma percepção de realidade mais saudável, com resoluções adequadas as situações ou conflitos por ele relatados no início do trabalho psicoterapêutico. Traz o sentido de suas experiências e gera crescimento pessoal, além de mudanças significativas.

Fontes: Saldanha, Vera. Psicologia Transpessoal, um conhecimento emergente de Consciência. Ed. Unijui