(19) 99994-2602
contato@alubrat.org.br

Blog

Coaching Integrativo: uma jornada Transpessoal para transformar o mundo

O que é o Coaching Integrativo?

Compreender o ser humano na plenitude de suas dimensões, inserido em diferentes cenários, desempenhando diversos papéis é uma das principais tônicas do Coaching Integrativo. Embora seja um processo com início, meio e fim focado num objetivo, o Coaching Integrativo tem a capacidade de acolher qualquer tipo de desafio seja profissional, pessoal ou familiar. Procurando certificar-se que o objetivo escolhido esteja alinhado com o propósito maior do coachee e devidamente apoiado em seus valores pessoais, talentos e virtudes. O Coaching Integrativo busca além da integração do coachee com os fatores externos, que são de extrema relevância, ele parte da busca de uma integração interna entre o concreto e abstrato, isto é, entre a razão, a emoção, a sensação e a intuição. O Coaching Integrativo costuma conduzir descobertas pessoais entre o que se quer ser e para onde se quer ir. Identificando os recursos necessários para que essa jornada seja realizada de forma saudável e sustentável. Contribuindo com a caminhada dos que amamos e ainda colaborando na construção de um mundo melhor.

A busca por um ser único e integrado

Geneticamente é muito pouco provável que exista um ser igual ao outro no planeta, mas mesmo assim o ser humano insiste em comparar-se ao outro, e alguns ainda vão além se comparando com o melhor que há no outro e, consequentemente, colocam-se em desvantagem, mesmo que em muitas vezes de forma inconsciente. Quando não está se comparando, está buscando receitas prontas de felicidade, como se houvesse. Ignorando toda diversidade de nossa espécie, sustenta essa ilusão, acreditando que tal fórmula existe em algum lugar lá fora. O Coaching Integrativo fortalece o senso e protagonismo por meio da compreensão que somos seres únicos e responsáveis pelos resultados que obtemos. E aqui reside um grande desafio, de descobrirmos o que realmente queremos para nossa vida. O que dá sentido para sairmos todos os dias da cama. Mas para que isso se revele se faz necessário um processo de individuação, saber separar o que é meu e o que é do outro. E, compreender que será mais funcional obter tais resultados por meio das próprias forças e virtudes ao invés de esperar por um milagre vindo de outrem. Portanto, a resposta não está no outro e muito menos no processo em si. O Coaching Integrativo tem um efeito semelhante a um saca-rolhas. Ele possibilita a extração das respostas e soluções de dentro do coachee organizando pensamentos, higienizando emoções, reconhecendo as limitações e principalmente fortalecendo as qualidades do ser reconectando-o ao seu propósito maior.

O encontro do Coaching com a Psicologia Transpessoal

A Psicologia Transpessoal trata as pessoas como um todo, é uma psicologia integrativa, não analítica. O Coaching Integrativo também vê as pessoas como um todo, estabelecendo conexão entre as diferentes partes de sua vida e enfatizando a singularidade do indivíduo. Para o Coaching não existem receitas prontas, mas busca fundamentar-se em experiências e princípios teóricos e práticos de assistência, cuidado, orientação, planejamento de vida e desenvolvimento de potencial humano. Além de considerar condições fundamentais do ser humano, na qual o cliente é o “especialista” de sua própria experiência.

Para a aplicação da Psicologia Transpessoal ao Coaching adaptou-se a didática da Abordagem Integrativa (AIT) desenvolvida por Vera Saldanha (2008).

Para facilitar ampliação de consciência, desenvolvimento de ego, trabalhar conceito de vida e unidade, e promover percepções novas e ampliadas no Coaching Integrativo, trabalha-se com a estimulação do eixo experiencial e evolutivo, os quais constituem o aspecto dinâmico da AIT.

Quando Razão-Emoção-Intuição-Sensação (REIS) estão integradas, o eixo experiencial ativa o eixo evolutivo, que simboliza o processo de desenvolvimento humano rumo a OMS, regiões da consciência que afloram valores, criatividade, potenciais e sentimentos saudáveis.

O Coaching Integrativo busca trabalhar a fragmentação do REIS e promover sua integração, facilitando o coachee vivenciar sua própria experiência e, sobretudo, ir além dela, aprimorar seu conhecimento, trazer o sentido de sua ação, se movimentar em direção aos seus objetivos e manifestar sua inteireza. Desta forma, otimiza a aprendizagem, favorece a emergência dos valores de crescimento e desenvolvimento da humanidade plena, tornando o conhecimento vivo, o qual faz sentido na vida da pessoa.

Esse processo no Coaching Integrativo é facilitado a partir dos procedimentos técnicos da AIT, que inclui intervenção verbal, grafismos, práticas de imaginação ativa, de reorganização simbólica, recursos auxiliares como prática de respiração, relaxamento, dinâmicas de grupo, entre outros.

As dinâmicas da AIT inserem o estímulo aos recursos interiores  que o próprio coachee tem e que podem ser acessados sob certas circunstâncias. Esse manancial é o ponto central do Coaching Integrativo, busca-se a manifestação da OMS, que pode funcionar como um centro externo unificador a favor da evolução de sua própria consciência, por meio do saber, ao mesmo tempo, há um profundo sentimento de comunhão com o todo, e com todos, com profunda congruência entre o ser-estar-pensar-sentir-intuir-falar-agir.

A metodologia do Coaching Integrativo vem sendo aplicada desde 2010, em pessoas dentro e fora das organizações, por meio de processos individuais e grupal, tendo como contratante tanto pessoas físicas quanto jurídicas. Já foi tema apresentado nos últimos quatro Congressos da Alubrat, dois em Portugal e dois no Brasil.

Já formamos mais de 200 coaches na metodologia e os mais de 2.000 casos atendidos têm como resultado níveis de satisfação acima de 90%, considerando assim uma metodologia consolidada e com resultados efetivos.

Rebeca Toyama é professora e orientadora de pós-graduação na Alubrat, Fundadora da Academia de Coaching Integrativo, coordenadora da Academia de Planejamento Financeiro GFAI. É palestrante especialista em desenvolvimento humano e liderança, mentora, coach e empreendedora. Colaboradora dos livros Coaching Aceleração de Resultados e Coaching para Executivos.

Site: www.rebecatoyama.com.br
Facebook: www.facebook.com/retoyama
Youtube: www.youtube.com/c/RebecaToyama
Whatsapp: (11) 94446-3888

Deixe seu comentário