(19) 99994-2602
contato@alubrat.org.br

Blog

Filme: Nise – O Coração da Loucura

Filme Nise - O Coração da Loucura“Nise – O Coração da Loucura”, que traz Gloria Pires no papel da psiquiatra Nise da Silveira.

O filme de 1944 narra a saga da revolucionária médica, que substituiu eletrochoque e a lobotomia no tratamento dos esquizofrênicos por oficinas de arte e terapia ocupacional.

Conhecendo Jung através de seu livro escreve para ele e lhe envia várias mandalas feitas espontaneamente pelos clientes. Recebe esta resposta: “Você e sua equipe não tem medo do inconsciente.”
O longa foi filmado durante dois meses no Instituto Nise da Silveira, no Engenho de Dentro, onde ficava o Hospital Psiquiátrico Pedro II. Lá foram revelados grandes nomes das artes plásticas, como Emydgio de Barros, Raphael Domingues, Lucio Noeman e Fernando Diniz. A descoberta do talento deles é apresentada no filme, que mostra o primeiro contato com a tinta, o pincel e o barro.

– Lisette Contatore

Comment(1)

  1. REPLY
    Fernanda Tonietti diz

    sou aprendiz da unipaz Poços conheci alguns queridos : Manoel, Miryam e Arlete!Trabalho como terapeuta complementar com dependencia quimica, e gostaria de algumas dicas de como poderia colocar os doze passos expandindo o foco para uma pratica holistica e traspessoal. Estou pensando de fazer desse a minha obra prima.E fiquei encantada pela alubrat!!

Deixe seu comentário