“Nise – O Coração da Loucura”, que traz Gloria Pires no papel da psiquiatra Nise da Silveira.
O filme de 1944 narra a saga da revolucionária médica, que substituiu eletrochoque e a lobotomia no tratamento dos esquizofrênicos por oficinas de arte e terapia ocupacional.
Conhecendo Jung através de seu livro escreve para ele e lhe envia várias mandalas feitas espontaneamente pelos clientes. Recebe esta resposta: “Você e sua equipe não tem medo do inconsciente.”
O longa foi filmado durante dois meses no Instituto Nise da Silveira, no Engenho de Dentro, onde ficava o Hospital Psiquiátrico Pedro II. Lá foram revelados grandes nomes das artes plásticas, como Emydgio de Barros, Raphael Domingues, Lucio Noeman e Fernando Diniz. A descoberta do talento deles é apresentada no filme, que mostra o primeiro contato com a tinta, o pincel e o barro.
– Lisette Contatore
Comment(1)-
Fernanda Tonietti diz
13 de dezembro de 2017 at 3:59 pmsou aprendiz da unipaz Poços conheci alguns queridos : Manoel, Miryam e Arlete!Trabalho como terapeuta complementar com dependencia quimica, e gostaria de algumas dicas de como poderia colocar os doze passos expandindo o foco para uma pratica holistica e traspessoal. Estou pensando de fazer desse a minha obra prima.E fiquei encantada pela alubrat!!
Navegue Pelas Categorias