(19) 99994-2602
contato@alubrat.org.br

Blog

Em Que O Eneagrama Pode Me Ajudar Na Educação de Meus Filhos

eneagramaFamílias e o Eneagrama Positivo

Nas tradições espirituais que embasam o Eneagrama Sagrado os pontos do Eneagrama são qualidades do Divino, e não defeitos! Essas qualidades são qualidades da Alma. O Eneagrama Sagrado vai além do Eneagrama da Personalidade, por isso é Transpessoal. Gosto de chamá-lo de Eneagrama Positivo.

Para o Eneagrama Sagrado A Alma vem com uma Qualidade do Divino e a criança um script condizente com a parte sagrada só que são avesso: ao invés dela desenvolver a qualidade Divina presente nela as forças humanas positivas que ela tem, ela desenvolve exatamente o oposto. Um Vicio Emocional cognitivo.

Por quê? Porque a personalidade humana só sobrevive aqui de acordo com a vontade, o interesse, o script que a família e o mundo exige dela. A família e a sociedade exigem que ela tenha comportamentos, atitudes, de forma que ela vai inverter o Sagrado e passar a pensar, sentir e se comportar negando as qualidades Divinas e assumindo a “normose” da sociedade.

Assim, a família tem um papel fundamental; se a família não acolhe, não conversa, tem conflitos, exacerba na criança o vicio emocional distorcido na formação de sua personalidade, negando as qualidades. Se a família acolhe, ama, cuida, estes traços diminuem muito e passam a ser um pano de fundo, e a criança consegue superar aqueles conflitos que seriam muito grandes num outro tipo de vivência, tornam as pessoas Integradas e construtivas socialmente.

Até os sete anos vemos a consolidação do tipo de personalidade, mas já podemos observar claramente na criança pequena o esboço das paixões: se ela é perfeccionista, mais brincalhona, mais medrosa. Observamos razoavelmente bem como será seu tipo de personalidade. Se a criança é mais irritadiça, mais nervosinha possivelmente ela busca mais autonomia, daí os pais perceberem que a criança é mais agressiva e reprime o contato com as pessoas. Neste caso os pais devem olhar para a raiva que está presente na criança e trabalhar isto com desenhos, pedir para a criança contar a historinha e orientar a raiva para seu lado positivo. O lado positivo são as forças (qualidades e competências naturais) fazer as coisas bem feito, ter senso de organização e responsabilidade e desenvolver as Disciplinado, Integridade / Honestidade e Analítico. Se a criança demostra constantemente vergonha ela busca muito a atenção dos outros possivelmente terá uma personalidade mais dependente, se bem estimulada um dom natural para lidar com os relacionamentos interpessoais, Bondade, Inteligência Social, Empatia e Criatividade/Originalidade serão dons naturais. Se a criança demonstra mais medo ela busca mais segurança é possível que consolide uma personalidade que vai sentir constantemente que não tem apoio dos outros e irá tentar aumentar o sentimento de segurança sendo mais dependente. Se bem estimulada a aumentar sua confiança nos outros, falar de seus sentimentos possibilita que as seguintes forças desenvolvam naturalmente: Descobridor, Interessado, Mente Aberta, Imparcialidade, Apreciação ao aprendizado, Coragem e Otimismo.

Aos pais é interessante que conheçam como é a criança: qual a sua forma de pensar, sentir e agir. O Eneagrama é o manual que faltou na orientação aos pais!
O Eneagrama Positivo ajuda os pais a entenderem a criança a partir do tipo dela, e então como eles podem se colocar no tipo da criança. Ver a criança como ela é.

Uma das coisas que determina que a criança vai estar mais em seu vício é a falta de autoconhecimento dos pais. Quanto menos os pais se conhecem, mais podem influenciar negativamente a personalidade dos filhos.

O Eneagrama Positivo fornece ferramentas para que os adultos se conheçam e trabalhem em suas forças e virtudes, o lado positivo e Sagrado de sua Alma, conheçam os filhos entendam o chamado da Alma, permitindo as crianças crescerem em contato com suas virtudes mais valiosas.

– Luiz Carlos Garcia

Comment(1)

  1. REPLY
    Marilsa diz

    Adorei esse eneagrama positivo, devemos sim reforçar os pontos positivos de nossos filhos, ajudando-os a se redescobrirem dia a dia.

Deixe seu comentário