Por Juliana Lotumolo, terapeuta, acupunturista, reikiana e professora.
Maslow (1971) afirma que bons terapeutas deveriam amar e cuidar do Ser, ou seja da essência das pessoas com que trabalha. Ao meu ver, é a partir do encontro, terapeuta e cliente, regado de acolhimento, empatia, humildade, generosidade genuína e AMOR, que é possível resgatarmos a cura. E a cura é o retorno ao bom, ao belo e ao essencial Divino que existe em nós e do nosso cliente.
Por meio do cuidado integral, o cuidado de todas as dimensões do Ser Humano, incluindo a física, mental, emocional e espiritual, que podemos encontrar uma dinâmica curativa e evolutiva capaz de levar a um estado crônico de saúde, ao estado mais Divino, em conexão harmônica com tudo e com todos.
A partir desta visão integral, a atitude terapêutica é a que cuida por meio da escuta inclusiva, aberta e pacienciosa, capaz de iluminar aos olhos do cliente seu potencial mais Divino e saudável.
Como dizia o grande Mestre Jung (1973), a terapia é um esforço conjunto do analista e do analisando, trabalhando juntos como iguais. Jung sentia que a terapia é uma interação de inconscientes e que o terapeuta não leva seu cliente aonde ele ainda não foi.
Portanto, a partir do autoconhecimento, do nosso cuidar de Si, do nosso próprio processo evolutivo e busca da nossa essência Divina, podemos nos mover na direção do cuidar do que está a nossa volta, das nossas relações e relacionamentos; da nossa comunidade, do nosso lar e da nossa família, para caminharmos facilitando os processos de nossos clientes.
Esse é o nosso lugar como terapeuta, aquele que se responsabiliza pela integridade, pela paz, pelo amor e pela cura, estejamos onde estivermos. Comprometendo-nos primeiramente com nossa própria Jornada da Alma, com nossa própria cura, assumindo com coragem a busca do nosso ser divino.E com esta percepção, encontrar o melhor de nós que acolhermos o outro em seu melhor potencial, para o nosso próprio bem, para o bem do nosso cliente e para o bem de tudo e de todos!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Jung, C.G. 1973. Letters. Edited by G. Adler Princeton: Princeton University Press.
Maslow, A., 1971. The Farther Reaches of Human Nature. New York: Viking.
Comentários(2)-
-
Ana diz
27 de setembro de 2019 at 7:38 pmTexto muito bom. A essência de SER terapeuta: o amor, o divino, a jornada da alma.
Isabel Patricio Marques diz
6 de março de 2023 at 11:35 amSim Ju! Seu texto demonstra clareza, assertividade e amorosidade.
Cuidando dia a dia de si mesmo, dando cada vez mais passos em direção a nós mesmos, vamos nos capacitando a cuidar daquilo que está próximo com autenticidade.
Navegue Pelas Categorias