icone

A Associação Luso-Brasileira de Transpessoal é uma instituição que promove a Transpessoal no Brasil, por meio de cursos, palestras, workshops e congressos, além de ser a pioneira em programa de pós-graduação lato sensu em Transpessoal no Brasil.

Foi fundada em 21 de outubro de 1995 por Pierre Weil e Vera Saldanha do Brasil e por Mário Simões de Portugal. Até esta data, já foram formados milhares de profissionais em suas 26 formações e 33 turmas de pós-graduação oferecidas.

A Alubrat destaca-se no cenário nacional pelos cursos de excelência que promove, bem como por congregar diferentes grupos transpessoais em eventos de destaque internacional.

O que é a ALUBRAT?

A ALUBRAT (Associação Luso-Brasileira de Transpessoal) é uma entidade de direito privado, científico, sem fins lucrativos, com sede em Campinas, Estado de São Paulo – Brasil.

Tem por objetivo reunir profissionais ligados às áreas de saúde, educação, ciência, cultura e artes, que partilham da Orientação Transpessoal. Sua finalidade é favorecer a transdisciplinaridade e a formulação de imagem compreensiva e integrada da vida humana. Possibilita um trabalho de desenvolvimento de pesquisa, ensino e aplicabilidade. Mais especificamente, a ALUBRAT facilita o desenvolvimento de novos paradigmas científicos, descrevendo os seres humanos no seu complexo biológico, psíquico, social, ecológico e cósmico. Além disso, a ALUBRAT estimula a aplicação de novos princípios e bases conceituais em psicoterapia, educação, ciência, administração, religião, política, artes e outras áreas do conhecimento humano. Enfatiza a dimensão saudável do individuo, via interior, a qualidade da experiência humana, a auto-realização, reconhecendo a importância das necessidades dos impulsos espirituais como parte natural do desenvolvimento do Ser Humano.

A ALUBRAT foi criada no Brasil em 1995 e em Portugal em 1996. A designação luso-brasileira exprime a vontade mútua de aproximação cultural e científica entre representantes dos dois países irmãos, visando criar uma rede de unidades cooperantes entre o Brasil, Portugal e outros países do mundo, que possam promover eventos de Orientação Transpessoal; organizar e coordenar projetos de pesquisa na área de Transpessoal; organizar frentes de trabalho em educação, saúde e outras áreas afins; promover cursos de formação e atualização em Psicologia Transpessoal,A Alubrat também apóia, estimula e promove eventos que possibilitam o diálogo e interfaces com distintas linhas de pesquisa na Psicologia, seminários e palestras informativas.

Coube sem dúvida a Abraham Harold Maslow a inserção e o desenvolvimento de uma nova linguagem conceitual na Psicologia, inserindo os principais postulados em Transpessoal, tais como o foco na dimensão positiva do indivíduo, experiência de pico, cognição do ser, metacognição, valores, virtudes, motivação intrínseca e extrínseca, assim como metamotivações e metanecessidades. Suas pesquisas nesta área, estudos, datam do início de década de 50. No ano de 1968, Maslow, então presidente de APA (American Psychology Association) oficializa a Psicologia Transpessoal em uma reunião na qual participavam Victor Frankl (Logoterapia), Stanislav Grof (Holotrópica), A. Sutich e James Fadiman. A Transpessoal tem como objeto de estudo a dimensão saudável positiva, desenvolvimento de potenciais elevados, a emergência de valores construtivos foca o estudo de Consciência em sua fenomenologia através da Abordagem Transdisciplinar, razão pela qual congrega pesquisadores e profissionais de todas as áreas: Saúde, Artes, Ciências Humanas e Exatas, Administração, Cultura e Política.

Na área da Psicologia a Transpessoal é também o campo avançado de estudo dos fenômenos de expansão de consciência e seus efeitos terapêuticos e existenciais. Busca um ideal de saúde bio-psico-social-espiritual para o ser humano A Transpessoal integra a sabedoria de antigas tradições da humanidade às mais recentes descobertas das Ciências Psicológicas, Físicas e Biológicas. Neste sentido, a Psicologia Transpessoal engloba os aspectos do desenvolvimento psíquico já estabelecidos pela psicologia clássica, ampliando-os. Ela é um estudo empírico e científico dos diferentes estados de consciência e suas relações com a percepção da realidade, crenças, valores e ações, em direção a expressão e manifestação do melhor no indivíduo em seu benefício e em benefício da sociedade.

A Psicologia Transpessoal contempla os aspectos evolutivos do Ser, trabalha com o ser humano na sua inteireza e plenitude, vendo-o como um todo integrado, em manifestação bio-psico-social, cósmica e espiritual, favorecendo a construção do sentido de vida e existência humana bem como a harmonia inerente a todos os sistemas do Universo. Através do estudo científico dos estados ampliados de consciência busca a sua aplicabilidade como facilitadora do processo de restabelecimento da saúde integral do Ser, desde o ambiente clínico individual, às instituições educacionais e grupos corporativos.

A ALUBRAT Brasil, tem o objetivo de divulgar a Psicologia Transpessoal, em pós-graduações, seminários, congressos e viabilizar a divulgação de pesquisas científicas deste novo saber e práxis.
A Alubrat evidencia a Abordagem Integrativa Transpessoal (Saldanha,V,.1997, 2006) objeto de tese de doutorado (Unicamp) a qual tem como marco teórico os postulados de Abraham Harold Maslow, ampliados e organizados em uma metodologia que propicia a aplicação deste conhecimento em psicologia com excelência.

Fonte: Saldanha, Vera. Psicologia Transpessoal, um conhecimento emergente de Consciência.
Ed. Unijui
Simão, Mario. O que é Transpessoal.
Ed. Lidel

Missão

Promover e ancorar a integração e expressão da espiritualidade como uma dimensão necessária à construção e ampliação do saudável no indivíduo e na sociedade.

Fazemos isso, por meio de ensino, da pesquisa, da assistência a comunidade através de atendimentos, cursos, palestras e eventos.

A ALUBRAT cria assim, oportunidades para a ampliação da consciência no encontro entre a ciência, arte, filosofia, espiritualidade e a Psicologia Transpessoal.

Visão

A ALUBRAT quer tornar-se o catalisador e apoiador do desenvolvimento do “Ser Humano” pleno, integrado em seus aspectos: razão, emoção, intuição e sensação, tornando-se assim, um ser  consciente e atuante em sua dimensão transcendente, espiritual e positiva na promoção de uma sociedade mais saudável e amorosa.

Valores

  • Inteireza
  • Inclusividade
  • Plenitude

DIRETORIA

  Presidente: Vera Saldanha
Psicóloga e Doutora em Psicologia Transpessoal

  Vice-Presidente: Maria Cristina Monteiro de Barros
Psicóloga e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento

  Secretária: Antonieta Mazon
Sexóloga e Mestre em Educação

  Tesoureira: Natalia Souza Gimenez de Oliveira
Administradora de Empresa