Frieda Sousa

A formação em Psicoterapia Corporal pode ser feita por pessoas interessadas em seu processo de crescimento pessoal, Psicoterapeutas e terapeutas que querem complementar seu trabalho e especializar-se na área corporal, aprender leitura de campo no método das Constelações Familiares, assim como profissionais da saúde, educação e das relações humanas.

É uma formação que aborda o corpo e seus bloqueios.  Parte-se  do pressuposto,  que no corpo estão registrados todas as nossas experiências de vida, desde o útero materno e são expressos em forma de tensões e outros sintomas. Estas tensões, que são registradas se convertem em crônicas e são vistas como “couraça muscular”, que determina nossa maneira de ser, agir e estar no mundo, de se relacionar com os demais e que define nosso caráter.

É uma abordagem integrativa com um sistema de autoconhecimento e transformação que contempla a integração dos diferentes aspectos do ser humano: mental, emocional, corporal, energético e transpessoal ou espiritual. Este método integra ferramentas de diversas escolas terapêuticas e de autoconhecimento, onde predomina o trabalho corporal, permitindo que o ser essencial que existe em cada um, expresse em todo o seu potencial a dimensão saudável, o impulso de amor-união, a criatividade, o conhecimento e a liberdade e espontaneidade do ser.

O curso está articulado como formação, processo terapêutico e de trabalho pessoal, em virtude da aplicação dos vários recursos como didática de assimilação do conhecimento.

– A abordagem da dimensão corporal integra diferentes técnicas: análise e leitura corporal, técnicas respiratórias, expressão e consciência corporal, bioenergética, técnicas de desbloqueio fundamentadas na visão oriental, nos trabalhos de Wilhelm Reich (Vegetoterapia Caractero – Analítica), Alexander Lowen (Bioenergética).

–  Integra outras escolas, como a  Gestalt, Psicologia Humanista, a Psicologia Transpessoal   e o método da Escultura Familiar de  Virginia Satir (técnica usada no método das Constelações Familiares).

–  Meditação e práticas de atenção como Mindfulness.

– Técnicas que ajudam na didática e atuam sobre o cognitivo, emocional, corporal e energético.

– Supervisão.

As aulas serão ministradas por Frieda Sousa, psicóloga especialista em Psicologia Clínica, Psicoterapia Corporal Alubrat/SPEL, Psicologia Transpessoal Alubrat/ICPG formação em Psicoterapia Corporal pelo Núcleo Neo Reichiano de São José do Rio Preto, formação em Constelações Familiares pelo Instituto La Montera de Sevilla eAvançado pelo Hellinger Sciencia. Docente do curso de especialização em Psicoterapia Corporal, Psicologia Transpessoal Alubrat e da formação em Constelações Familiares.
Início 16 de março de 2018
inscrições: e mail: saopaulo@alubrat.org.br