A bioenergética é um enfoque do trabalho clínico que tem como antecedentes, de uma parte, a psicanálise e, de outra, o trabalho carateriológico de William Reich. Este método psico-corporal foi reelaborado por Alexander Lowen a parti dos anos 50, sendo considerado o criador do modelo psicoterapêutico da Análise Bioenergética. A proposta formativa aqui oferecida, contextualizada nos antecedentes mencionados, é enquadrada na síntese do trabalho clínico elaborado pelo Psiquiatra e Psicoterapeuta Juan José Albert Gutiérrez e compilado em seu livro “Ternura y Agresividad. Carácter: Gestalt, Bioenergética y Eneagrama”.

No workshop pretendemos, por meio de uma metodologia didática e experiencial, aproximar o conhecimento das estruturas caracteriais (etiologia, instauração, desenvolvimento e quadros sintomáticos) desde a teoria energética. Aspiramos desta maneira oferecer o aprendizado de uma ferramenta valiosa para o psicodiagnóstico clínico que possibilite o desenvolvimento de estratégias para a saúde e o crescimento pessoal.

A bioenergética é uma forma de terapia baseada em uma concepção global do ser humano. Portanto, o que nos acontece a nível físico e psicológico não é diferente. Nas palavras de A. Lowen, o estudo da personalidade humana em termos dos processos energéticos do corpo. Desde a teoria energética podemos observar qual é a maneira pela qual aprendemos a gerir o Impulso Vital com o qual nascemos (com seus componentes de ternura e agressão). Neste processo de gestão, ocorrem ajustes e desequilíbrios que, com o desenvolvimento, tornam-se distorções cognitivas, emocionais e corporais que dão origem às diferentes estruturas de caráter, que cumprem uma função defensiva em face dos intoleráveis efeitos internos da frustração.

Na bioenergética trabalhamos com o corpo mediante posições de tensão e relaxamento, respiração consciente e atenção contínua. O objetivo é abrir brechas na couraça muscular e caracterial; a primeira formada por tensões e bloqueios, a segunda por traços do caráter.

Consideramos que a função da couraça é impedir o fluxo energético para determinadas sensações e emoções não cheguem a nossa consciência ou que a façam de maneira distorcida. A formação da couraça muscular e as atitudes caracteriais não são aleatórias, mas tem origem nos eventos dolorosos da nossa história infantil e nas relações com as pessoas mais significativas do nosso ambiente.

No trabalho clínico ou o desenvolvimento pessoal precisamos prestar atenção as múltiplas manifestações da angústia (qualquer que seja seus graus e modo no que acontece). As contribuições que a teoria energética nos oferece, que desenvolveremos neste curso, nos permitirão aprofundar os conflitos nucleares das pessoas que pedem nossa ajuda, favorecendo um acompanhamento terapêutico mais qualificado.

Objetivo Geral

Abordar, em conjunto, o estudo das bases energéticas, emocionais e cognitivas das estruturas características e suas patologias a partir da abordagem bioenergética, desenvolvendo uma metodologia didática e experiencial.

Objetivos Específicos

Apresentar um modelo de intervenção psicoterapêutica com base no ponto de vista de W. Reich sobre a dinâmica de desenvolvimento e patologia do caráter, as contribuições de A. Lowen e o Dr. Juan José Albert Gutiérrez (psiquiatra, coordenador clínico do IPETG de Alicante).

Aprender como se desenvolvem as estruturas caracterológicas e os sintomas clínicos que apresentam.

Familiarizar-se com ferramentas e estratégias para intervenção clínica a partir de uma abordagem bioenergética. Identificar e abrir brechas no próprio caráter a partir de um ponto de vista didático e experiencial.

Nutrir a experiência formativa com dinâmicas de grupo na compreensão do próprio caráter e do resto do grupo.

Conteúdo 

  • Introdução aos fundamentos da Teoria Energética e da Dinâmica do Impulso vital.

A Excisão de Impulso Unitário e mudança de direção do Impulso Unitário. Formação do coração muscular e característico. Polaridade prazer – angústia. Fases de desenvolvimento. Segmentos corporais Fixação e repressão. Mecanismos de defesa do corpo e psicoemocional. Elementos básicos para o desenvolvimento do trabalho corporal específico de cada personagem: enraizamento, respiração, energização, desbloqueio.

Formação e coesão grupal.

  • Dinâmica energética e psicoemocional no Caráter Esquizóide 

Fase pré-oral de desenvolvimento. Avatares para a fixação do caráter. Dinâmica energética, corporal, emocional e relacional. Posições energéticas facilitadoras do desbloqueio corporal e caracterial.

Cena formadora da ferida esquizoide e sua reparação

  • Dinâmica energética e psicoemocional no Caráter Oral 

Fase oral do desenvolvimento. Avatares para a fixação do caráter. Dinâmica energética, corporal, emocional e relacional. Posições energéticas facilitadoras do desbloqueio corporal e caracterial.

Cena formadora da ferida oral e sua reparação

  • Dinâmica energética e psicoemocional no Caráter Masoquista 

Fase anal do desenvolvimento. Avatares para a fixação do caráter. Dinâmica energética, corporal, emocional e relacional. Posições energéticas facilitadoras do desbloqueio corporal e caracterial.

Cena formadora da ferida masoquista e sua reparação

  • Dinâmica energética e psicoemocional no Caráter Psicopático.

Fase fálica do desenvolvimento. Avatares para a fixação do caráter. O início do Complexo de Édipo. Dinâmica energética, corporal, emocional e relacional. Posições energéticas facilitadoras do desbloqueio corporal e caracterial.

Cena formadora da ferida psicopática e sua reparação

  • Dinâmica energética e psicoemocional no Caráter Rígido 

Fase genital de desenvolvimento. Avatares para fixação do caráter. A resolução do Complexo de Édipo. Dinâmica energética, corporal, emocional e relacional. As posições energéticas facilitam o desbloqueio corporal e característico.

Cena formadora da ferida rígida e sua reparação

Recapitulação teórica. Integração teórica e experiencial do processo realizado

Facilitadores:

Abrão Luiz Melnik – Medico, psicoterapeuta gestaltico, bioenergético e transpeessoal, diretor do Vazio Fértil – Desenvolvimento Humano Integrativo. Formação em Psicoterapia Clinica Integrativa pelo IPETG  de Alicante-Espanha, Gestalt-Terapia no Instituto de Vanguarda Cláudio Naranjo  de São Paulo e pós-graduação Transpessoal pela ALUBRAT de São Paulo.

Ana Letícia Battendieri Pedagogia pela PUC – SP, formada em Gestalt-terapia pelo Instituto Gestalt de Vanguarda Cláudio Naranjo, Atriz, participou de cursos de facilitação criativa, Cursou Biopsicologia no Instituto Visão Futuro. É aluna de Claudio Naranjo na Escola SAT – Seekers After Truth e participa de diversos encontros de educação no Brasil e exterior. Pratica meditação e atenção plena. Pesquisadora na área de Neurociência ligada à Educação e no uso do Eneagrama em dinâmicas familiares e educacionais e trabalhos de integração dos centros de inteligência. 

Encontros bi-mensais: Sexta e sábado das 9h as 18h e domingo das 9h as 16h 

Informações de valores e inscrição: Whatsapp: 11 98689-7770

E-mail: contato@vaziofertil.com ; saopaulo@alubrat..org.br 

Bibliografia básicaTernura e Agressividade: Carater, Gestalt, Bioenergética e Eneagrama

REALIZAÇÃO :

Vazio Fértil, parceiro da Alubrat é um centro de desenvolvimento humano que acolhe aqueles que buscam a melhoria de suas vidas. Apoiamos as pessoas nos processos de autoconhecimento e transformação, com resultados significativos e mudanças de atitudes que deixam de ser automáticas e repetitivas.

Com uma nova visão de mundo, nossa forma de se relacionar em família , com amigos e no trabalho se torna mais equilibrada e saudável. Somos profissionais com formações distintas, que se conheceram no mesmo caminho de desenvolvimento pessoal e agora queremos transmitir esta experiência juntos.

www.vaziofertil.com