CÍRCULO DE MULHERESPrograma do Caminho Iniciático (Primeiro Ciclo): “A Arte de tecer o Cuidado”
Os encontros de mulheres tem emergido como núcleos ativos de significativas reflexões sobre saberes e tradições, de diálogo e escuta acolhedora de inquietudes e se propõem a contribuir para o resgate da essência do feminino, pelo despertar da consciência espiritual, numa busca de reinterpretação da vida da Mulher contemporânea. Este programa consiste em um trabalho através de Círculos de Mulheres, pautado nos Saberes Tradicionais e fundamentado nos pressupostos da Psicologia Integrativa Transpessoal.
O grupo que se formará no início seguirá junto até o sétimo encontro.
Número máximo de participantes: 20.
Cada encontro segue a sequência: a)Acolhida e Purificação; b) Tema da Essência Feminina; c) Meditação Guiada; d) Atividade Vivencial; e) Cerimônia de Encerramento.

TEMAS DOS ENCONTROS
1. Cuidando da Matriz: o Oráculo da Deusa Madrinha
Recebendo o “Xale do Cuidado” que vou tecer…
A escolha das “Madrinhas” será feita, após Meditação guiada, através de um Oráculo, em que cada mulher da Ciranda – na ordem decrescente de idade – irá escolher uma carta, intuitivamente. No final, são feitos agradecimentos às deusas que se fizeram presentes e as “afilhadas” passam a honrar, cultuar e reverenciar suas Madrinhas, aprofundando sua conexão por meio de meditações, rituais e oferendas, durante este primeiro ciclo da Ciranda.
Em seguida, cada uma das Mulheres participantes receberá um xale, que será fiado durante todos os encontros. Em cada encontro a Mulher vai expressando, no xale, a experiência que teve, suas emoções e sentimentos, através de bordado, aplicação, pintura ou qualquer outra maneira que deseje para se expressar.

2. Cuidando do Pertencimento: o Enraizamento do “Eu Sou, Nós Somos”
Construção da Mandala da Ciranda, com o pingente pessoal
Cada Mulher vai construir uma parte da Mandala de cerâmica, que simboliza o Círculo e, uma parte dessa Mandala será o seu pingente pessoal. O centro da Mandala pertence a todas e é único. Como um quebra-cabeças, a parte externa, que é o pingente pessoal, se encaixa, uma a uma formando o restante da Mandala.

3. Cuidando da Anciã Sábia: ouvindo o som da Alma
O encontro com a Deusa perdida
Após a construção da Roda das Deusas (Roger e Jennifer Woolger), utilizando objetos que representem as várias dimensões com as quais se relacionam – relações com o mundo, sexualidade, espiritualidade, natureza, maternidade, poder – as Mulheres participantes vão se autoavaliar, utilizando um questionário.
Reflexão sobre o encontro com a deusa perdida: Qual a deusa que foi relegada em sua vida? Que tipo de pessoa ela é? Qual é o aspecto da sua sombra?

4. Cuidando da Donzela: a Ressacralização da Sexualidade
O Corpo fala: Oráculo de Afrodite
Faremos a escuta física, a escuta psicoemocional e a escuta espiritual do corpo. Maceração das ervas de purificação e bem-estar, como sensibilização para o encontro com Afrodite e preparação de um produto com Óleos Essenciais, com base na Aromaterapia, para uso pessoal (raiz na Terra para purificar, tonificar e revigorar: compressa para o fígado e compressa para os rins).

5. Cuidando da Mãe: o Amor-Cuidado para a Cuidadora
O acolhimento da Grande Mãe, a colheita da Deusa da Vida
Trabalho arteterapêutico de construção das bolas de sementes, frutos, folhas e flores secas

6. Cuidando da Sacerdotisa Feiticeira: a jornada ao Templo Sagrado
O domínio das Ervas, dos Rituais e das Celebrações
Além de estudo sobre o tema, faremos o acolhimento da Criança Divina e integração com a Sacerdotisa, através da Dança Circular Sagrada buscando o Resgate de nossas Forças Positivas. Brincar e Dançar para reverenciar!

7. Cuidando da Energia Feminina Sagrada: Consagração do Xale
O nascimento da Guardiã Transpessoal

Mais informações:
Antonieta – (19) 99774.8910