Curso de Pós-Graduação em Psicologia Transpessoal da Alubrat atende as exigências do Conselho Nacional de Educação – Câmara de Ensino Superior, e apresenta a Psicologia como eixo central, os quais contribuem para a emergência da Abordagem Transpessoal. Considera autores contemporâneos da Psicologia Transpessoal, e resgata autores remanescentes. Temos a tradição de formar profissionais nesta área desde 1995.

A Abordagem Integrativa Transpessoal, foi validada pela Profª Drª Vera Saldanha em Tese de Doutorado na Faculdade de Educação da UNICAMP, no departamento de Psicologia do Desenvolvimento, na linha de pesquisa Psicologia Transpessoal.

Conteúdo Programático: Contemplam a Psicologia Transpessoal em suas interfaces entre: psicologia do ocidente e oriente, tópicos da psicologia junguiana, neurociências, psicopatologia, transdisciplinaridade e educação. Teorias do conhecimento e metodologia científica. Arteterapia, eneagrama, coaching, mandalas, sonhos e intuição. Desenvolvimento da comunicação e das relações interpessoais e intrapessoais, aspectos da personalidade tais como masculino, feminino, da luz e da sombra, cartografia da consciência, ser integral e criança divina, entre outros.

Metodologia: curso teórico-prático modulado, focalizando os aspectos extrínsecos (conteúdo pragmático) e os aspectos intrínsecos (autoconhecimento), com um programa dinâmico e atualizado, embasado em metodologia científica. Ministrado a partir da Didática Transpessoal (Saldanha, 2006), como eixo de direcionamento para a clara compreensão e a aplicação eficaz na Abordagem Transpessoal.

Público Alvo: Psicólogos, Médicos, Profissionais da Saúde, Educação, Organizações e profissionais graduados com interesse em processos de mudança, desenvolvimento humano e relacionamento interpessoal.

“O curso me trouxe muita expansão de consciência a respeito de vários aspectos da minha vida e do meu processo evolutivo.
Trouxe também ferramentas para o meu desenvolvimento, aprimoramento e para que eu seja uma melhor terapeuta; auxiliando no processo evolutivo de outras pessoas.”
Marina Mendes, terapeuta e ex-aluna

Duração: 21 encontros uma vez ao mês, às sextas e sábados.

Programa:

  • Disciplinas;
  • Supervisão e orientação de monografias;
  • Seminários de pesquisa;
  • Simpósio científico.

Carga horária total: 550 horas.

“O curso me proporcionou experiências únicas e indescritíveis, além do esperado!
Equipe de trabalho, professores, coordenadores, equipe de apoio: todos engajados e super competentes.
Conquistei relacionamentos e colegas especiais; e desenvolvimento pessoal sem igual, por meio de conteúdos, vivências e práticas únicas.”
Luiz Henrique R. A. Dias, ex-aluno

Docentes: Doutores, Mestres e Especialistas com experiência na Abordagem Transpessoal.

Coordenação geral: Profª Drª Vera Saldanha – Psicóloga Clínica e Doutora em Psicologia UNICAMP-FE, Especialista em Psicologia Medica, Adolescência, Psicodrama, (UNICAMP) e Coaching. Autora de publicações em Psicologia Transpessoal, entre elas Psicologia Transpessoal – Abordagem Integrativa – Um Conhecimento Emergente em Psicologia da Consciência (Ed. Unijui), Co-autora de Psicologia da Consciência, Expansão da Consciência, Arte de Morrer entre outros. Uma das precursoras na organização e docência em cursos de Psicologia Transpessoal no Brasil e Exterior há 25 anos, Presidente da Alubrat e organizadora de Congressos e Eventos Internacionais de referencia na Psicologia Transpessoal.

Coordenação Pedagógica: Arlete Silvá Àcciari – Doutoranda e Mestra em Ciências pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Pós-Graduada e Especialista em Psicologia Transpessoal pela Associação Luso-Brasileira de Transpessoal (Alubrat) e Psicóloga pela Universidade São Francisco (USF). Membro do Colégio Internacional dos Terapeutas (CIT), Associação Luso Brasileira de Transpessoal (ALUBRAT) e Associação e da Associação Brasileira de Pesquisa e Estudos em Transpessoal (ABRAPET). Atua na área da Psicologia Transpessoal no campo da clínica (psicoterapia e supervisão) e educação (coordenadora pedagógica do curso de Pós-Graduação em Psicologia Transpessoal da Alubrat e docente em cursos de Especialização em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal). Atualmente tem como foco de estudo, pesquisa e publicações em Psicologia Transpessoal e Doença de Crohn.

Processo Seletivo: entrevista (avaliação e esclarecimentos), carta de intenção, mini curriculum e entrega de documentos.