(19) 99994-2602
contato@alubrat.org.br

Blog

A Interface da Meditação Mindfulness e a Abordagem Integrativa Transpessoal

A Interface da Meditação Mindfulness e a Abordagem Integrativa Transpessoal

RESUMO

A Abordagem Integrativa Transpessoal é uma sistematização teórica e prática elaborada pela psicóloga Vera Saldanha, dentro dos princípios da Psicologia Transpessoal e tem como objetivo facilitar a aplicação deste referencial nas áreas da saúde, educação, empresas e na clínica. Na formulação da Abordagem Integrativa Transpessoal surgiram conceitos novos: eixo experiencial e eixo evolutivo, intrínsecos a prática transpessoal, assim como princípio de transcendência sistematizados nesta abordagem. A meditação escolhida como um dos recursos adjuntos pode ser utilizada através do Programa de Redução do Estresse com Base na Atenção Plena, criado por Kabat-Zinn, ou Mindfulness. A metodologia utilizada na Mindfulness estimula o eixo experiencial, que são compostos pelos quatro elementos do desenvolvimento psíquico-espiritual: razão, emoção, intuição e sensação e por conseguinte ampliam o eixo evolutivo, a percepção do eu e a possibilidade de se atingir a supraconsciência, objetivo da Abordagem Integrativa Transpessoal. Objetivo: como a Metodologia da AIT pode auxiliar na experiência do Programa Mindfulness assim como esta pode facilitar a percepção e a integração da razão, emoção, intuição e sensação (REIS) na AIT. Metodologia: pesquisa qualitativa de caráter exploratório através de um levantamento bibliográfico. Os critérios de seleção são: artigos científicos, do período de 2005 a 2015, e livros sobre o tema de autores de referência.
Contatos: WhatsApp 19997344231 @lisettecontatore @psicolisette llaubi@gmail.com

Lisette Contatore, Pedagoga, formada pela USP, com especializações em:Psicomotricidade, Psicodrama, Dinâmica Energética do Psiquismo, Consteladora Familiar, Pós Graduada pela Alubrat em 2016.

Leia o TCC completo em PDF clicando no link:

https://alubrat.org.br/wp-content/uploads/2023/08/A-Interface-da-Meditacao-Mindfulness-e-a-Abordagem-Integrativa-Transpessoal.pdf

Deixe seu comentário