(19) 99994-2602
contato@alubrat.org.br

Blog

Suicídio e Vazio Existencial: Contribuições Transpessoais para a Prevenção

Artigo suicídio, sentido da vida e psicologia transpessoal

Considerado hoje um problema de saúde pública devido aos seus altos índices, o suicídio tem como uma das principais causas a depressão. As estratégias de prevenção do suicídio adotadas oficialmente baseiam-se principalmente em conscientização e desmistificação, informação, atendimento de pessoas em situações de risco e tratamento de transtornos mentais, mas não abarcam suficientemente o problema. A depressão é apontada por especialistas como um problema de bases biológicas, cujo sofrimento decorrente tem como núcleo um vazio existencial, que se traduz em falta de sentido para a vida. Este artigo objetiva apresentar contribuições da Psicologia Transpessoal e, em particular, da Abordagem Integrativa Transpessoal para a prevenção do suicídio. A metodologia adotada é a revisão bibliográfica. Ao ampliar a forma de ver a depressão e o suicídio, abrem-se novas perspectivas de intervenção, baseadas na abordagem transpessoal. O resultado do trabalho evidencia que a Psicologia Transpessoal pode contribuir para a prevenção do suicídio na medida em que explora o potencial máximo do ser humano, estimulando a emergência de valores positivos intrínsecos e realizando estados de consciência unificadores, espirituais e transcendentes, o que possibilita o encontro de um sentido existencial profundo. Os procedimentos técnicos da Abordagem Integrativa Transpessoal facilitam a aplicação de diferentes estados de consciência com o objetivo de potencializar a conexão do indivíduo com sua dimensão saudável e genuína.

Sobre a autora: Patricia Maciel é Psicóloga, com especialização em Psicologia Transpessoal — Abordagem Integrativa Transpessoal (AIT), Consteladora Familiar e Terapeuta Floral. Está cursando a formação para Facilitadora de Pathwork.

Ler artigo em PDF: https://alubrat.org.br/wp-content/uploads/2020/08/Artigo-Suicídio-Sentido-da-Vida-e-Psicologia-Transpessoal.pdf

Leia o TCC logo abaixo (aguarde carregar o PDF):

Artigo Suicídio, Sentido da Vida e Psicologia Transpessoal

Deixe seu comentário