(19) 99994-2602
contato@alubrat.org.br

Blog

A RESSIGNIFICAÇÃO DA NARRATIVA PESSOAL A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DA PARENTALIDADE À LUZ DA ABORDAGEM INTEGRATIVA TRANSPESSOAL

Vivian Faria Pinto de Almeida Erdem

RESUMO

A parentalidade abre um portal para o cuidado de si, por meio do cuidado de sua própria criança. E quanto mais o adulto cuida de sua criança interior, mas tende a se tornar um adulto saudável para cuidar de seus próprios filhos e filhas. A partir do método exploratório e por meio da pesquisa bibliográfica e de estudo de campo, este artigo tem o objetivo de demonstrar que processos terapêuticos pautados pela Abordagem Integrativa Transpessoal podem potencializar o desenvolvimento humano a partir da experiência parental com o foco no adulto cuidador, considerando ainda, os benefícios em relação aos filhos na relação educacional e de conexão parental. O resultado do estudo de campo demonstra a validade da proposta junto aos participantes com declarações pelo interesse no aprofundamento de práticas que levem ao autoconhecimento, no viés da parentalidade. Assim, pretende-se que seja criado um protocolo de atendimento para proporcionar experiências à parentalidade visando propiciar uma trilha de autoconhecimento e transformação.

Vivian é contadora de Histórias, Contoterapeuta Transpessoal e Educadora Parental; viveu na Turquia por 5 anos; tem textos publicados no Brasil e plataformas da Internet. Como pedagoga com profundo amor pela infância e pelas artes, dedica sua carreira a explorar a interseção entre educação, narrativas pessoais e criatividade. Pós Graduou-se em Arte e Cultura, Ensino de História e Cultura Africana e Afrobrasileira e Psicologia Transpessoal. Especialista em Desenvolvimento Parental no método Disciplina Positiva e Facilitadora do Método Contoexpressão; atua como Educadora Parental, Contadora de Histórias e Contoterapeuta Transpessoal. Realiza atendimentos individuais e em grupo com mães, pais, educadores e crianças.

Leia o TCC completo em PDF clicando no link:

https://alubrat.org.br/wp-content/uploads/2023/05/Final-Artigo-revisado.-Vivian-Faria-Vivian-Faria.docx.pdf

Deixe seu comentário