(19) 99994-2602
contato@alubrat.org.br

Blog

TRAVESSIAS – IMIGRAÇÃO E SAÚDE MENTAL: A ABORDAGEM INTEGRATIVA TRANSPESSOAL APLICADA EM WORKSHOP DE VIVÊNCIAS TERAPÊUTICAS COM MULHERES BRASILEIRAS IMIGRANTES

TRAVESSIAS - IMIGRAÇÃO E SAÚDE MENTAL

RESUMO

As narrativas de ansiedade e questões existenciais provocadas pela exposição a ambientes culturalmente diferentes são comuns àquelas brasileiras que residem fora do Brasil, visto que a emigração exige reinvenção pessoal. Foram mensurados os impactos na saúde mental e levantadas as necessidades das mulheres brasileiras imigrantes e expatriadas em pesquisa quantitativa e qualitativa; foi desenvolvido um projeto de acolhimento terapêutico em formato de workshop vivencial onde foram aplicadas as ferramentas da AIT; e foram mensurados em pesquisa qualitativa os impactos imediatos do workshop na saúde mental das participantes a fim de responder ao questionamento: Os procedimentos técnicos da Abordagem Integrativa Transpessoal (AIT), aplicados em workshops vivenciais, podem contribuir no processo terapêutico de mulheres brasileiras imigrantes? Concluiu-se que a AIT pode contribuir no processo terapêutico em vivências em grupo com mulheres brasileiras imigrantes e que a falta de familiaridade com o termo “Psicologia Transpessoal” sugere que há um grande espaço a ser explorado pelos profissionais da Transpessoal na difusão dessa linha da Psicologia. Observou-se também a necessidade de investimento em pesquisas e estudos científicos que contemplem a saúde mental do público feminino emigrante, tendo em vista que são escassas as referências sobre o tema na literatura.

Bárbara Gomide é publicitária, certificada em Mindfulness – Based Stress Reduction (MBSR) pela San Jose State University, Califórnia e pós-graduada em Psicologia Transpessoal pelo Instituto Vera Saldanha-IVS com apoio da Alubrat. Há mais de uma década vive como imigrante nos Estados Unidos, o que a inspira a promover ações destinadas às brasileiras imigrantes de sua comunidade. Atualmente realiza rodas terapêuticas destinadas às mães e mulheres brasileiras que moram ao redor do mundo.

Thanile Pissarro é bacharel em design, com formação em Yoga e pós graduação em Psicologia Transpessoal pela ALUBRAT e Instituto Vera Saldanha. Terapeuta holística desde 2018, trabalha para promover a saúde holística da mulher.

Leia o TCC completo em PDF clicando no link:

https://alubrat.org.br/wp-content/uploads/2023/05/ARTIGO-CIENTIFICO_-TRAVESSIAS-EMIGRACAO-E-SAUDE-MENTAL-1-Barbara-Gomide.docx.pdf

Deixe seu comentário