Livro: PSICOLOGIA TRANSPESSOAL – Abordagem Integrativa

PSICOLOGIA TRANSPESSOAL – Abordagem Integrativa

Um conhecimento Emergente em Psicologia da Consciência

Vera Saldanha

Psicóloga, Doutora em Psicologia Transpessoal(FE-Unicamp), Especialista em Educação e Clínica(CRP) e Presidente da Alubrat.
Editora: Unijuí, 2008
Descrição: Neste livro Vera Saldanha aborda com clareza e profundidade os conceitos teóricos e dinâmicos da Psicologia Transpessoal. O leitor irá aprender sobre a Abordagem Integrativa Transpessoal e assim orientar seu trabalho, no como e quando aplica-la na prática clínica, institucional e educacional.

“Vera Saldanha uma das referências atuias da Psicologia Transpessoal, traz-nos uma obra essencial à Psicologia contemporânea, com maestria conduz o leitor a conhecer com profundidade este tema, em seu enfoque científico e prático, em várias áreas do conhecimento.”

Frieda Sousa, Psicoterapeuta Transpessoal abordagem corporal, docente da Alubrat no Brasil.

Disponível nas livrarias e sebos.

Livro: ACORDE! Um eu dorme em você

ACORDE! Um eu dorme em você

Luiz Carlos Garcia e Vera Saldanha
Editora: Literare Books
Cód. 001

Descrição: O eneagrama é um todo, um mapa psico espiritual, nasceu da observação do humano, que é reflexo do Uno, por isso respeita sua natureza mais profunda. Mapas da personalidade, temos muitos, e são muitos aqueles que hoje se encontram a nosso alcance. Mapas da essência, são raros e, geralmente, estão esquecidos ou escondidos nos porões das tradições espirituais. O eneagrama é um mapa da personalidade, claro e prático, profundo e simples, bastante completo quando enriquecido pela categoria dos instintos e pelos subtipos. Mas, como mapa da essência, o eneagrama revela-se ainda mais sua profundidade e sua clareza, dialogando harmoniosamente com as grandes tradições espirituais e guiando o ser humano na jornada de volta ao Paraíso, à Terra Prometida, à Pátria Mãe, à Fonte Divina de onde veio e para onde anseia voltar. Aqui está a excelência do eneagrama ou talvez, indo ainda além, a arte de costurar, de modo tão excelente, essas duas dimensões, tão humanas e tão divinas. Neste tempo maravilhoso que nos é dado habitar, contemplamos a maravilhosa volta do ser humano a si mesmo, depois das viagens ilusórias pelas promessas de felicidade que o desenvolvimento técnico-científico não cumpriu. A era do vazio nos fez chegar mais rápido ao fundo do poço do sem sentido. Muitos se afundam no sofrimento e se veem no beco sem saída da angústia humana. Outros podem encontrar mais cedo a oportunidade de voltar a ser gente, redesço brindo caminhos que os levam à essência.

Esta obra, faz uma viagem muito ampla por toda a tradição do eneagrama, num respeito profundo à sua totalidade e num profundo espírito de serviço ao ser humano. Se é verdade que a palavra tem a força de quem a diz, este trabalho tem o peso, ou melhor, a leveza da alma de quem o escreve, como transbordar daquilo que vive! Por Pe. Domingos

Disponível na versão digital nas plataformas abaixo:

Livro: Consciência em expansão

Consciência em expansão

Organizado por Maria Cristina Monteiro de Barros

Este livro de 2008 é uma raridade. Foi realizado a partir das contribuições de renomados autores da Transpessoal que participaram de Fórum Sul Brasileiro de Transpessoal realizado na PUC do Rio Grande do Sul, em 2005. Além de nomes como Vera Saldanha, Roberto Crema, Antônio Veiga, Márcia Tabone, Gerson Zimmer, Maria Cristina Barros, colaboraram também ex-alunos da pós graduação da Alubrat com seus TCCs. Ainda há poucos exemplares disponíveis com a organizadora ( cristinabarros@humanamundi.com )

Livro: Sobre o Amor e a Alma

Sobre o Amor e a Alma

Antonieta Mazon

O livro explora um possível caminho evolutivo do ser, tendo como referencial a sexualidade enquanto dimensão humana capaz de propiciar experiências de transcendência, através de sua potencialidade amorosa. Para tanto, a temática é abordada a partir da Abordagem Integrativa Transpessoal, de Vera Saldanha, e o sistema dos Centros Vitais em consonância com a teoria de Jean-Yves Leloup sobre as faces do amor.

Sob a ótica transpessoal, a sexualidade é desvelada na transcendência da experiência de amar, quando nosso ser interior, pode encontrar sua elevação espiritual na relação amorosa.  É na dimensão sexual que a totalidade e a finitude se inquietam e desejam ardentemente por algo mais. Em sua vivência, reafirmamos nossa humanidade e encontramos sentido no princípio da unicidade do Universo, através do amor. Configura-se, portanto, como uma redescoberta da espiritualidade na sensorialidade, onde deixamos fluir uma via de evolução sensório-emocional-espiritual de nosso ser.

Esta é a intencionalidade que perpassa esse texto: explorá-lo com o olhar da busca do Amor e de sentido, fruto de um processo de integração e amadurecimento psíquico. Nesse estado, a relação se torna sagrada e a sexualidade desabrocha em harmonia com a liberdade do ser subjetivo dos amantes, nas vivências amorosas corpóreas, sensoriais e espirituais.

Fica aqui o convite para um diálogo reflexivo com esta obra, a fim de que seja um espaço onde a inspiração encontre a fonte criativa da sexualidade, provocando questionamentos e trazendo revelações transformadoras, para assim vivê-la como portal para o Amor.

Compra com a autora abmazon@terra.com.br

Livro: Abordagem Integrativa Transpessoal

Abordagem Integrativa Transpessoal

Psicologia e Transdisciplinaridade

Vera Saldanha* e Arlete Silvá Àcciari**

A Psicologia Transpessoal trouxe perspectivas ousadas e inovadoras no campo da Psicologia, como o reconhecimento da espiritualidade enquanto dimensão natural e saudável do ser humano, o estudo e trabalho com os estados ampliados da consciência e a valorização das experiências culminantes ou místicas como elemento propulsor do crescimento humano.

A Abordagem Integrativa Transpessoal é um avanço e uma referência metodológica em Psicologia Transpessoal, com aplicação individual e grupal em distintas áreas; é um modelo de Psicologia Integrativa que contempla autoconhecimento, espiritualidade e valores, com perspectiva transdisciplinar para a compreensão, cuidado e desenvolvimento integral do ser; e seu referencial foi validado academicamente e tem sido aplicado em inúmeras áreas no Brasil e exterior.

As autoras apresentam neste livro, de forma objetiva e didática, a teoria e a prática da Abordagem Integrativa Transpessoal, e a sua leitura é indicada para profissionais e pessoas interessados em autodescobertas que visam ao cuidado integral, que desejam despertar o melhor em si mesmos, em seu semelhante e na sociedade.

* Presidente da Associação Luso Brasileira de Transpessoal (ALUBRAT), coordenadora geral da Pós-Graduação em Psicologia Transpessoal da ALUBRAT, criadora da Abordagem Integrativa Transpessoal é referência internacional na Abordagem Transpessoal.

** Coordenadora pedagógica da Pós-Graduação em Psicologia Transpessoal da ALUBRAT, se dedica ao estudo, ensino e aplicação da Abordagem Integrativa Transpessoal é referência nacional na Abordagem Tranpessoal.

Adquira seu exemplar:
Com a co-autora Arlete Acciari arletesilvapsi@gmail.com

Tratado de Psicologia Transpessoal: perspectivas atuais em Psicologia. Volume II

Organização: Aurino Lima Ferreira, Arlete Silva Acciari, Marlos Alves Bezerra, Maria de Fátima Abrahão Tavares.

Os organizadores reuniram um grupo de autores com trabalhos de aplicação prática da Abordagem Integrativa Transpessoal e reflexões no campo da Abordagem Transpessoal, envolvendo temas como a psicoterapia breve transpessoal, intervenções psicossociais e espirituais, coaching integrativo e de vida, liderança, educação, valores, resiliência, espiritualidade e consciência.

A Psicologia Transpessoal se destaca na modernidade por apresentar uma abordagem transdisciplinar que transcende os limites da ciência e resgata a essência da condição humana, revelando conhecimentos e práticas que verdadeiramente tocam o transcendente e o profundo da existência e do sagrado no indivíduo. Portanto, para um planeta que padece e para sociedades tão carentes e frágeis é um conhecimento que pode ser a “seiva” para um novo olhar, viver e SER.

Os organizadores e autores envolvidos e comprometidos com ações que favorecem o cuidado e desenvolvimento humano para o melhor do SER, de nossas sociedades e do planeta, doaram voluntariamente este trabalho .

Ler o livro pelo PDF: https://alubrat.org.br/wp-content/uploads/2020/04/Livro-2019_II-Tratado-de-Psicologia-Transpessoal.pdf

Livro: Descobrindo o Ser Integral

Descobrindo o Ser Integral  

Autora:Magaly Sola Santos,  Psicóloga,  Pós Graduada em Psico-Oncoligia,  Especialista em Depressão e Psicologia Transpessoal pela Alubrat São Paulo, onde atua como focalizadora.  Membro do NUPE Joanna de Ângelis – Núcleo de Psicologia da Associação Médica Nova Friburgo e do Proser- Programa de Saúde,  Espiritualidade e Religiosidade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas. Mestranda na FMUSP-HC com a pesquisa Acesso à Saúde e Perfil Diagnóstico em Pacientes Atendidos em Grupos de Tratamento Espiritual para Depressão.  Autora do livro Descobrindo o Ser Integral – A Transpessoalidade nas Obras do Espírito Joanna de Ângelis.

Descrição: Neste livro a autora apresenta uma metodologia que favorece a aplicação dos princípios naturais da espiritualidade em prol da saúde do ser e de sua elevação, destacando que as fronteiras entre o conhecimento cientifico e as informações reveladas em algumas religiões, tem-se tornado cada vez mais tênue. A Psicologia Transpessoal, assim como alguns de seus precursores, tais como Willian James, evidenciam a existência de distintos estados de consciência, alguns mais elevados que a consciência de vigília;  Carl Jung ampliando a cartografia do inconsciente nos trouxe as referencias do inconsciente coletivo; Jacob Moreno nos falou da dimensão cósmica do ser humano, entre outros autores que evidenciaram a necessidade de se considerar estes aspectos no processo do conhecimento e da saúde no ser humano.

A Psicologia Transpessoal surge como uma forma legitima de interlocução nas ciências humanas destas realidade mais sutis, tão necessárias a compreensão do desenvolvimento humano, em seu processo de cura, aprimoramento e transformação, nas situações de dores e sofrimentos mentais, emocionais e sociais.

E e no âmbito desta realidade mais sutil que Magaly vem nos brindar com esta obra, destacando as informações do Espirito Joanna de Ângelis que nos contempla com reflexões profundas sobre a Psicologia Transpessoal, nos mostrando o quanto a dimensão positiva de valores construtivos esta presente neste modelo, onde ciência e espiritualidade unidas descortinam o Ser Humano em sua inteireza.
Que esta leitura possa beneficiar à todos!

O livro pode  ser adquirido direto com a autora, através do email magalysola@terra.com.br

Segunda-feira, sua Linda!  

O livro Segunda-feira, sua Linda! compartilha recursos e possibilidades para muitos que trazem consigo uma dor pessoal de sobreviver os cinco dias da semana para viver somente o  final de semana.

O nome Segunda-feira, sua Linda! sugere ao leitor, a escolha de enxergar a felicidade no cotidiano, sem a ilusão de estar alegre 100% do tempo, mas tendo claro os caminhos para fazer da trajetória uma jornada com entusiasmo, leve, divertida, com muitos aprendizados e um profundo significado, mesmo diante dos desafios inerentes ao caminho.

O autor chama a atenção do leitor para a responsabilidade de suas escolhas diante de tudo que vive em sua vida.

A obra foi escrita impulsionada pelo propósito do autor em contribuir com o desenvolvimento do ser humano. Após transmutar e ressignificar determinados fatos em sua própria vida, o autor  compartilha com o leitor suas experiências e vivências da Abordagem Integrativa Transpessoal como o REIS e os recursos adjuntos,  integrados em suas práticas como Terapeuta Transpessoal e Organizacional.

Os temas abordados pelo autor em cada capítulo, formam um grande quebra-cabeças.  Não há hierarquia entre os capítulos e o leitor irá juntar todos os temas propostos para formar sua própria imagem de uma vida produtiva, plena e significativa.

O posfácil foi escrito pela Dra. Vera Saldanha e as várias premissas da Psicologia Transpessoal se fazem presentes no livro, como um dos eficazes caminhos para  a conexão e o equilíbrio do ser integral, com todas as suas partes e diante dos vários papéis que exerce.

Disponível para compra no site do autor: https://www.saiter.net/

Fabrizio Saiter
Terapeuta Organizacional e Transpessoal- CRT 49990
Coach de Pontos Fortes- Certificado Gallup
Autor e Podcaster
USA: +1 954 909 9010

Livro Unindo Olhares

Unindo Olhares  

Juliana Lotumolo – Terapeuta transpessoal, acupunturista e Reikiana.

Unindo os olhares da Abordagem Integrativa Transpessoal (AIT) e Filosofia Tradicional Chinesa, temos uma obra de autoconhecimento destinada a todos que desejam mergulhar em estudos sobre a natureza humana.

O livro é um diálogo entre uma Filosofia Milenar, que traz a integração e o caminho onde tudo está inserido e a Transpessoal, uma ciência transdisciplinar que abrange o ser biopsíquico, social, cósmico e espiritual em direção à Unidade. O livro desenvolve-se de forma bastante leve, mas bem embasada, entre estudos e conclusões sobre a fisiologia energética e as reações do corpo humano perante a natureza, convergindo auspiciosamente à transcendência da consciência humana em contato com a consciência Cósmica da Psicologia Transpessoal.

Aos terapeutas, o livro fortalece a base da sabedoria energética e o fluir da energia pela perspectiva dos chineses. Aos acupunturistas, amantes da Medicina Chinesa, o livro traz a oportunidade de conhecer a abordagem psicológica sistematizada por Vera Saldanha que muito tem a enriquecer os atendimentos.

Uma obra nascida de paixões, pulsões de energia vivenciadas em cada dor, cada descobrimento, cada emoção, cada pensamento e, principalmente, de cada intuição da jornada de autodescoberta da autora.

Encomendas: www.futuroconsciente.com.br

O Feminino e o Sagrado Perdido

O Feminino e o Sagrado Perdido

Perspectivas de integração pela abordagem transpessoal – Adelaide da Conceição Alves

A partir do reconhecimento de períodos históricos vivenciados pela mulher desde a sua veneração pelas antigas sociedades como geradora da vida até a destituição do papel sagrado feminino, causa de seu extremo desamparo social que permaneceu por milênios até o período atual, salienta-se uma profunda ligação entre os conflitos que atingem a mulher contemporânea e a espiritualidade ancestral, esquecida no decorrer das eras, e contesta-se padrões de comportamento patriarcais entendendo-se que a mulher necessita de grande esforço psicológico para superar esses condicionamentos. No setting terapêutico, propõem-se mudanças não só comportamentais, mas também emocionais, assim como a ampliação do olhar sobre a relação do indivíduo consigo mesmo e com o outro. Dessa forma, proporciona-se um verdadeiro processo de cura sutil, bem como a integração da espiritualidade e do sentido do sagrado, no equilíbrio dos polos feminino e masculino em cada mulher. Ao encarar a espiritualidade como um aspecto central no desenvolvimento do ser humano, explora-se a relação entre a espiritualidade que envolve a humanidade desde o seu início no planeta, o vínculo com algo sagrado que se perdeu na memória do tempo, o papel da mulher no decorrer da história e a integração desses aspectos pela Abordagem Integrativa Transpessoal. O livro trabalha as possibilidades de reintegração entre o feminino e o sagrado perdido e indica a Abordagem Transpessoal como um caminho para a conscientização da mulher e a integração consigo mesma.

Sobre a autora:

  • Psicóloga – CRP 06/77839
  • Facilitadora em Círculos de Mulheres
  • Facilitadora em encontros de Ancestralidade Feminina
  • Escritora
  • 2004: Graduação em Psicologia pela Universidade Camilo Castelo Branco/SP
  • 2017: Pós- Graduação: Abordagem Integrativa Transpessoal pela Alubrat – Associação Luso Brasileira de Transpessoal/SP
  • 2017: Aprimoramento: Poéticas do Cuidar, práticas curativas femininas pelo Instituto Ser Sagrado/SP
  • 2019: Aprofundamento: Formação em Mandala Terapêutica pelo Instituto CEIMAS – Centro Internacional de Mandalas/SP
  • 2019: Aprimoramento: Curso Animal de Poder, On-line pelo site Voz dos Elementos, www.vozdoselementos.com.br
  • 2020: Aprimoramento: Curso Básico de Cristaloterapia, On-line pelo site Portal Desperta Luz, www.portaldespertaluz.com
  • 05/11/2021: lançamento do livro O Feminino e o Sagrado Perdido, perspectivas de integração pela Abordagem Transpessoal
  • Whatsapp: (11) 99340.2757
  • E-mail: adelaide-alves@outlook.com
  • Facebook profissional: Consciência Feminina
  • Instagram: @adelaideconscienciafeminina