INÍCIO: 15/08/2017

Nos últimos dez anos, a relação entre espiritualidade, religiosidade e saúde tem sido progressivamente estudada, através de pesquisas clínicas de grande impacto, dissertações, teses acadêmicas e publicações em livros. O assunto é em si bastante complexo, já que a própria definição de espiritualidade não é um consenso. A relação entre espiritualidade e a prevenção, promoção e reabilitação em saúde física e mental já é um fato comprovado, embora ainda pouco difundido nos cursos na área da saúde. Assim também, as questões sobre a maneira como esta relação se estabelece nos diferentes contextos de cuidado ao paciente merecem ser observadas e discutidas em maior profundidade. A apresentação deste tema, tanto em seus aspectos teóricos como práticos, é de fundamental importância para aqueles que buscam a integralidade dos cuidados ao ser humano.

OBJETIVOS GERAIS
Apresentar os conceitos de sagrado, espiritualidade, religiosidade e saúde
Compreender as relações entre os conceitos e a perspectiva Transpessoal
Atualizar o conhecimento acerca das pesquisas e práticas nessa área
Discutir sobre as limitações e desafios envolvidos na avaliação e intervenção espirituais

METODOLOGIA
São 10 encontros temáticos de 2 horas de duração, uma vez por semana. Os encontros são teórico vivenciais e têm uma leitura pré programada obrigatória.

PROGRAMAÇÃO TEMÁTICA:
“Os conceitos de espiritualidade, religiosidade e religião; a espiritualidade na orientação Transpessoal
“Religiosidade intrínseca x extrínseca e suas relações com a saúde mental”; “coping religioso e espiritual”
”Principais pesquisas sobre as relações entre espiritualidade e saúde”; “novas tendências e terapias da terceira onda – diálogos com a Transpessoal
”A relação mente-corpo e a promoção da saúde na perspectiva transpessoal”; “visualizações e meditações dirigidas”; “diálogos com o Self”
“O sagrado no cotidiano – as experiências espirituais e os fenômenos anômalos”
”Emergência Espiritual e o cuidado integral”
”Modelos de avaliação espiritual e a contribuição da Psicologia Transpessoal”
”Intervenção espiritual/religiosa”; “a espiritualidade na prática clínica”
”Potencialidades, limitações e aspectos éticos”
“Discussão, avaliação e fechamento”

INVESTIMENTO: R$100,00 por participante/aula (min 8 participantes)
DIA E HORÁRIO: TODAS AS QUINTAS-FEIRAS DAS 19H30s ÀS 21H30s
Local: Espaço Guia – Rua Pará 76, conj. 34. Bairro Higienópolis, São Paulo
Inscrições e mais informações: mcrisdebarros@gmail.com/ou 11-988873990

Coordenação: Maria Cristina M. de Barros – CRP 06/33992
Psicóloga formada pela Universidade de São Paulo, com Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento também pela USP. Especialização em Psicologia Integrativa Transpessoal pela Associação Luso Brasileira de Transpessoal (Alubrat). Atuando na área da Saúde e Hospitalar, tem trabalhado com Psico-Oncologia desde 1992, integrando a Sociedade Brasileira de Psico-oncologia (SBPO). Foi coordenadora da Alubrat no Rio Grande do Sul até 2012 e hoje é vice-presidente da Alubrat Brasil. Atualmente realiza atividades de clínica e docência no Espaço Guia em São Paulo (www.espacoguia.com.br), na Alubrat, no Instituto Junguiano, na Unipaz, na PUCRS e na ABRALE (Associação Brasileira de linfomas e leucemias). Dedica-se ao estudo das relações entre espiritualidade e saúde através dos projetos de assistência e pesquisa no Proser – Programa de saúde, espiritualidade e religiosidade do Instituto de Psiquiatria da USP (onde iniciou programa de doutoramento) e também no Gealter – Programa de estudos sobre alterações da identidade do IPUSP. É membro do conselho administrativo da International Transpersonal Association (ITA) e membro fundadora da Asociación Transpersonal Iberoamericana (ATI).

Este é um curso parceiro da ALUBRAT e recebe a CERTIFICAÇÃO PELA ASSOCIAÇÃO LUSO BRASILEIRA DE TRANSPESSOAL – www.alubrat.org.br